Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    ALEAM destaca as principais reivindicações do movimento Pardo-Mestiço em Sessão Especial

    O Dia do Caboclo, comemorado em 24 de junho, e o Dia do Mestiço, comemorado em 27 de junho, foram celebrados nesta sexta-feira (7) em uma Sessão Especial realizada pela Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), por iniciativa da deputada estadual, Conceição Sampaio (PP). Participaram do evento representantes das Secretarias Estaduais de Cultura, Educação e Segurança, Polícia Militar e do movimento Nação Mestiça. A Lei que transformou o Dia do Caboclo oficial no Estado é de 2007 e do mestiço, de 2006.

    Conceição Sampaio lembrou que o Brasil é um País de misturas e que a ALEAM tem procurado cada vez mais ser a casa do povo. “Nosso povo precisa ser valorizado e nós reconhecemos o mestiço, o caboclo, formando o nosso povo brasileiro. Nós precisamos nos conhecer e essa demonstração que estamos dando hoje, nessa Sessão Especial, é justamente que possamos ver no outro a sua importância”, declarou.

    A presidente do movimento Pardo-Mestiço Brasileiro, Helda Castro, diz que as principais reivindicações dos mestiços do Estado são a criação de políticas públicas voltadas à educação e saúde, principalmente para as cidades do interior, e também fundiárias.

    “A situação do mestiço no interior se encontra precária, devido a FUNAI estar querendo criar reservas onde os mestiços habitam. Nós não queremos nada dos indígenas porque queremos só o que pertence aos mestiços. Os mestiços também querem políticas públicas voltadas à saúde, educação que ainda é precária, principalmente no interior do estado, onde a gente vê a ausência do Estado e isso a gente reivindica diariamente porque a Lei aprovada em 2006 diz que o mestiço é reconhecido como etnia, logo precisa de todas as políticas públicas”, concluiu.

    Fonte: Diretoria de Comunicação

    • Publicações16970
    • Seguidores12
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações26
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/aleam-destaca-as-principais-reivindicacoes-do-movimento-pardo-mestico-em-sessao-especial/100552363

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)