Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    ALE aprova plano de cargos da Seduc e da Polícia Civil

    A Assembleia Legislativa do Estado (ALE) aprovou hoje (11), por unanimidade, o projeto de lei (oriundo de mensagem governamental) que propõe uma reposição salarial de 4.83% para os servidores da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc).

    A proposta, com base no Índice de Preços ao Consumidor (IPCA) sobre o acumulado dos últimos 12 meses, é retroativa a 1º de março e tem como referência o mês de fevereiro de 2010.

    O projeto aprovado nesta terça-feira pela ALE também institui o Plano de Classificação de Cargos, Carreiras e Remuneração dos Servidores da Seduc. A medida teve grande repercussão no plenário da Assembleia por se tratar de um pleito antigo dos professores, que reclamam constantemente de baixos salários, e ainda pelo fato de alguns deputados serem oriundos da categoria.

    O deputado Luiz Castro (PPS) disse que os salários de nutricionistas e fonoaudiólogos não têm correção há pelo menos cinco anos. “Esses profissionais não recebem um salário digno e seus vencimentos estão achatados. Está na hora de o governo rever toda essa questão. Afinal, esses servidores e tantos outros (de nível médio e superior) são de grande utilidade para a população , afirmou o parlamentar.

    O deputado Eron Bezerra (PCdoB), que foi professor, questionou a votação do projeto. Segundo ele, na realidade, a proposta já está prevista no recém aprovado Plano de Cargos e Salários dos Servidores da Secretaria de Produção Rural (Sepror) e do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Estado do Amazonas (Idam), que institui a correção anual dos salários para todos os funcionários do Amazonas. “Acho desnecessária essa propositura”, contestou.

    Depois da aprovação do plano, segundo Eron, os servidores terão uma reposição salarial automática anual e também poderão se aposentar sem perdas. Antes, era diferente, o servidor só tinha correção em cinco anos ou dez anos, quando os salários não davam mais para nada , explicou.

    O deputado Arthur Bisneto (PSDB) destacou a importância da educação para o desenvolvimento de um País. Ele citou que, há 20 anos, o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil era duas vezes maior que o da Coreia e hoje, a Coreia superou o PIB brasileiro. A Coreia investiu maciçamente na educação e por isso tornou-se esse grande país que é hoje , afirmou.

    Polícia Civil

    O plenário da Assembleia também aprovou nesta terça-feira o projeto de lei que propõe alterações na remuneração dos servidores da Polícia Civil e ainda institui o Plano de Classificação de Cargos, Carreiras e Remuneração da categoria.

    Com data retroativa a 21 de abril, a proposta aprovada pelos deputados (também oriunda de mensagem governamental) dá um reajuste de 5.16% para os policiais. Os dois projetos serão encaminhados agora para sanção pelo Governo do Amazonas.

    • Publicações16970
    • Seguidores12
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações85
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ale-aprova-plano-de-cargos-da-seduc-e-da-policia-civil/2182767

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)