Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Luiz Castro preta homenagem ao Dia do Extensionista Rural

    O deputado estadual Luiz Castro (PPS), durante o Pequeno Expediente na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), homenageou o Dia Nacional do Extensionista Rural, comemorado hoje (06), pela sua contribuição no Brasil, em especial no Amazonas, para as políticas de Crédito Agrícola e Assistência Técnica, inclusão social, educação comunitária, conhecidas como Assistências Técnicas e Extensão Rural (Ater).

    O parlamentar disse que o profissional técnico atua ao lado dos produtores e agricultores familiares e auxilia na superação de diversos obstáculos relacionados a serviços, burocracia e comercialização, contribuindo nas transformações culturais, sociais e econômicas. “Os profissionais atuam como efetivos agentes do desenvolvimento sustentável e multiplicadores”, completou .

    A data relembra a criação da primeira instituição de extensão rural no Brasil, a Associação de Crédito e Assistência Rural (Acar).

    Luiz Castro manifestou conhecimento pessoal da atividade, já que ele mesmo já trabalhou na agricultura, no município de Envira (a 1.108 quilômetros de Manaus). “Quero aqui deixar o meu respeito a esse profissional e morador do interior do Estado, que vive e trabalha nas comunidades, lembrando que o Amazonas tem mais de 6 mil comunidades rurais, na maioria isolada, ainda sem o programa Luz para Todos”, observou.

    De acordo com Luiz Castro, os extensionistas visitam essas comunidades distantes e se relacionam com os problemas das pessoas que ali vivem. “É um parceiro do pequeno produtor e do agricultor familiar e do extrativista, e recebe um salário insignificante, citando as dificuldades que passam para sobreviver”, ressaltou.

    Além da Acar, o extensionista orienta o pequeno produtor e cada vez mais é demandado para as questões ambientais presentes na agenda do Setor Primário. “Esse profissional precisa ser melhor remunerado”, finalizou.

    Fonte: Diretoria de Comunicação

    • Publicações16970
    • Seguidores12
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações7
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/luiz-castro-preta-homenagem-ao-dia-do-extensionista-rural/2955484

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)