Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Marcelo Ramos cobra posicionamento da PM em relação critérios de promoção de soldados

    A informação de que a pontuação que garantiu a promoção por merecimento de 36 soldados para cabo “é um dado sigiloso”, levou o deputado estadual Marcelo Ramos (PSB) a cobrar um posicionamento com relação a esses critérios de promoção pela Polícia Militar.

    O parlamentar disse que assim que a promoção dos “praças” foi oficializada no Diário Oficial do Estado (DOE) solicitou ao comandante Geral da PM, Coronel Almir David, e ao mesmo tempo protocolou requerimento nesta Casa Legislativa solicitando da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM) informações sobre o critério de pontuação que justificou tais promoções, inclusive por merecimento.

    O que causou surpresa a Marcelo Ramos foi o fato das duas respostas -do Comandante e da Comissão - terem o mesmo teor, ou seja, de que se trata de um dado sigiloso e que portanto não poderia ser revelado. “Dos 36 soldados para cabo 21 estavam a disposição de órgãos públicos, sete atuam na burocracia do Comando Geral e apenas dez atuam na ponta, ou seja nas operações de rua”, informou.

    Na opinião de Ramos, os maiores contemplados na promoção não foram os policiais que atua no submundo do crime, que estão se submetendo a uma escala de serviço de três por um no programa “Ronda do Bairro”, mas quem abre porta para desembargadores, deputados, e outras autoridades”, lamentou, ressaltando que esse tipo de decisão desestimula a tropa que atua no dia a dia no combate ao crime.

    Marcelo Ramos apelou ao deputado Cabo Maciel (PR), que preside a Comissão de Segurança Pública da ALEAM, para que juntos possam ter acesso a essas informações. O deputado citou que a Constituição Feral em seu Artigo5º, Inciso 33, diz que todos tem direito de acesso a informação nos órgãos públicos. “Estou embasado na Carta Magna”, disse.

    Mudanças na Constituição

    Quanto a proposta de que a ALEAM vai produzir uma edição da Constituição do Estado revisada, comentada e dividida em temas para tornar as leis mais acessíveis ao cidadão, Marcelo Ramos disse que tecnicamente é algo inquestionável, posto que as Constituições Estaduais têm que ser simétricas às Constituições Federais, ainda sem previsão de revisão.

    “Parece pouco produzente propor mudanças na Constituição Estadual neste momento”, disse o deputado, ressaltando esperar que esse não seja um subterfúgio para tenta mudar as regras do jogo com relação à sucessão a mesa diretora da ALEAM, que dar-se-á no fim deste ano.

    Fonte: Diretoria de Comunicação

    • Publicações16970
    • Seguidores12
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações10
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/marcelo-ramos-cobra-posicionamento-da-pm-em-relacao-criterios-de-promocao-de-soldados/3076547

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)