Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Vera Castelo Branco homenageia padre Iginio Mazzuchi com título de Cidadão do Amazonas

    O padre Igínio Mazzuchi, 83 anos, nascido em Ronzo Chienis, na Itália, em 24 de abril de 1939, é o mais novo cidadão do Amazonas. O título foi concedido pela Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), por iniciativa da deputada estadual Vera Castelo Branco (PTB), na manhã desta quarta-feira (13) durante Sessão Especial. “A homenagem expressa a imensa e indiscutível gratidão a um homem que dedicou e dedica sua vida ao Amazonas, com ações voltadas ao interior, com ações no Careiro Castanho e da Várzea”, disse a deputada.

    Vera Castelo Branco destacou a justa homenagem ao padre que é reconhecido há três décadas no Amazonas semeando a Justiça nos municípios do interior do Estado. Segundo ela, o trabalho do padre Igínio não se resume a ações voltadas para o desenvolvimento de crianças e jovens, mas no desenvolvimento educacional nas cidades como um todo, da qual é professor há 35 anos.

    Segundo a deputada, além de sacerdote, educador, escritor e teólogo, padre Igínio também é procurador e representante da Associação Pio Lantéri no Amazonas, que atende crianças e adolescentes por meio de ações sociais, reforço escolar e capacitação, entre outros.

    A entidade surgiu do ideal da congregação Oblatos de Virgem Maria, de Trento, na Itália. “Ao longo de seu trabalho tem enfrentado perseguições e adversidades, por despertar raiva de pessoas que pensam estar acima do bem e do mal”, afirmou.

    Entre os feitos do padre Igínio, como ressaltou, estão a criação de 58 comunidades no Careiro Castanho, do curso de agentes de pastorais, e é tido como mentor da criação do município de Careiro da Várzea. O trabalho no município, de acordo com a deputada, é feita nas comunidades, tendo como meio de transporte, a bicicleta.

    Durante a homenagem, padre Igínio agradeceu ao parlamento pelo título e o dedicou aos moradores do Careiro, as lideranças religiosas, aos colaboradores e amigos. O padre afirmou que ao olhar para trás vê que coisas boas aconteceram. “Apostei na vida e não me arrependo”, argumentou ele, que se confessa feliz pelas sementes que jogou e deram bons frutos. “Vejo pessoas responsáveis, competentes, líderes comunitários. São sementes que estão produzindo frutos maravilhosos”, disse em um trecho de seu discurso.

    Participantes

    O título foi entregue pela deputada e pelo deputado Marcos Rotta (PMDB), que presidiu a sessão. Prestigiaram o evento o bispo auxiliar dom Mário Antônio, representando a Arquidiocese de Manaus; o refeito do Careiro da Várzea (a 25 quilômetros de Manaus), Joel Lobo; a prefeita do Careiro no período de 1989 a 1992, Maria das Graças Nogueira Alencar; e o capelão militar João Justino, representante de Comando Militar da Amazônia (CMA); além de lideranças religiosas e convidados.

    A concessão da honraria é regulamentada pela Resolução Legislativa nº 77, em reconhecimento e estímulo a pessoas meritórias de bem servir. O título é entregue para o cidadão que tenham prestado relevantes serviços ao Estado do Amazonas.

    Testemunhos

    A ex-prefeita do Careiro, Maria das Graças Nogueira Alencar, o prefeito do Careiro da Várzea, Joel Lobo, além de dom Mário Antônio, deram testemunhos do trabalho do homenageado no Careiro Castanho e comunidades vizinhas. “Foi uma passagem abençoada e nós abençoados por tirar proveito disso”, afirmou Lobo. “Olhar para o senhor nesse contexto amazônico é ver uma planta crescer, a flor se abrir e fruto amadurecer. É também ver crianças e adolescentes crescendo com saúde e sabedoria”, disse.

    Deputados como José Ricardo (PT), Conceição Sampaio (PP), Wanderley Dallas (PMDB), Marcos Rotta (PMDB), Tony Medeiros (PSL) e o presidente da Casa, Ricardo Nicolau (PSD), também se manifestaram, destacando a atuação do missionário no Amazonas e seu trabalho de evangelização, os quais justificam o título concedido.

    Fonte: Diretoria de Comunicação

    • Publicações16970
    • Seguidores12
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações48
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/vera-castelo-branco-homenageia-padre-iginio-mazzuchi-com-titulo-de-cidadao-do-amazonas/3149592

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)