Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Tony Medeiros questiona acesso ao FNO e FNE

    O deputado estadual Tony Medeiros (PSL) voltou a repercutir na Tribuna da Assembléia Legislativa do Amazonas (ALEAM), nesta quinta-feira (21), o acesso ao Fundo de Constitucional de Financiamento do Norte (FNO). Segundo o parlamentar, são R$ 350 milhões destinados às vítimas da enchente. “Mas para se ter acesso a esses recursos do Fundo é necessário que o agricultor e pecuarista estejam adimplentes”, disse o deputado.

    O parlamentar justificou a inadimplência dos ruralistas, que moram na várzea e que perderam tudo por conta da cheia, por estarem endividados com o financiamento para reconstrução de suas perdas.

    De acordo com o deputado, devido às negociações igualadas às negociações do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), o agricultor vai poder negociar, pagando até 2% do débito”, observou.

    Outro problema colocado por Tony Medeiros e que impedia o acesso a esses recursos do FNO eram as exigências ambientais. Segundo o deputado, a Secretaria de Patrimônio da União (SPU) nunca foi às localidades e tão pouco se interiorizou. “Como é que o agricultor ou o pecuarista vai ter acesso?”, questionou ele, dizendo que graças às flexibilidades da exigência concebeu empréstimos de até R$ 100 mil aos agricultores.

    “Então o banco aceitará a certidão de cadastro ambiental rural, documento que poderá ser expedido pelo próprio sindicato da cateoria ou pelo Instituto de Desenvolvimento Agrário do Amazonas (Idam).

    “Contudo, esbarra em outro problema que é a exigência do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CIR)”, disse o deputado, lembrando que a certidão deixou de ser emitida desde 2004.

    “Se o ruralista tem o título da terra e o cadastro desse imóvel, não tem necessidade do banco tentar penalizar o “pobre” do agricultor”, criticou Tony Medeiros, imaginado a distancia dos que moram no Alto Solimões, tendo que vir à Manaus para receber uma resposta do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

    “Morar no interior é muito difícil”, concluiu o parlamentar observando que não dá para pensar nas questões ambientais tendo o Estado com 18% da população abaixo da linha da pobreza.

    Fonte: Diretoria de Comunicação

    • Publicações16970
    • Seguidores12
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações7
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tony-medeiros-questiona-acesso-ao-fno-e-fne/3158388

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)