Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Deputados aprovam ajustamento do texto da Constituição Estadual

    O relatório da comissão mista de revisão constitucional, entregue nesta terça-feira (16) à Presidência da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), teve a aprovação dos deputados presentes no plenário da Casa, que destacaram o esforço dos membros e consultores, e concordaram que o trabalho de adequação e ajustamento do texto constitucional estadual à Constituição Federal atualizada traz a Carta Magna do Amazonas à realidade atual do país.

    O autor da proposta, Ricardo Nicolau (PSD) agradeceu a equipe e a todos os deputados, concordando que o trabalho que não foi pequeno, contendo mais de uma centena de sugestões para adequar a nossa Constituição. Nicolau reconheceu o trabalho incansável da deputada Conceição Sampaio (PP) na presidência da comissão, mesmo em meio a um período eleitoral (2012). “Hoje chegou o grande dia de poder entregar o trabalho, que a Assembleia possa dar seguimento a essas mudanças”, disse.

    Para o líder da minoria deputado Luiz Castro (PPS) a revisão é uma iniciativa importante e necessária, uma vez que a Constituição traz ainda elementos totalmente ultrapassados em relação à carta federal. Ele destacou o trabalho e a responsabilidade do secretário Ronnie Stone no processo de coleta e organização das sugestões e revisões dos demais membros. Castro citou Stone como uma das pessoas que mais contribuiu para o processo legislativo de adequação constitucional.

    Presidente da Comissão de Defesa do Consumidor (CDC-ALEAM), o deputado Marcos Rotta (PMDB) destacou o serviço relevante prestado pelos membros da comissão, elogiando a iniciativa do colega Ricardo Nicolau. “Sem dúvida resultará em uma Constituição muito mais próxima da realidade e do que anseia a população do amazonas”, disse, fazendo um apelo pela manutenção do texto do artigo , que define prerrogativas de fiscalização à CDC.

    O oposicionista José Ricardo (PT) reagiu afirmando que o relatório da comissão “é um trabalho que eu não conheço ainda, mas gostaria de conhecer para saber o que foi feito, o que foi alterado”. Lembrou que tem uma PEC de sua autoria na casa que altera o percentual de recursos para ciência e tecnologia que não foi contemplada e disse que gostaria de ter uma cópia “desse material”.

    O presidente da Comissão de Educação, deputado Sidney Leite (DEM) disse que a sua comissão vai estar pronta para analisar e apresentar propostas no que couber à modernização do texto. “Não podemos ter uma Constituição que tem lá um município chamado Osório da Fonseca, temos de ter uma constituição atualizada com o nosso tempo”, disse ele, propondo que o novo texto revisto e atualizado seja distribuído a todas as escolas.

    Fonte: Diretoria de Comunicação

    • Publicações16970
    • Seguidores12
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações19
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/deputados-aprovam-ajustamento-do-texto-da-constituicao-estadual/100459986

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)