Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024

Aprovado Projeto para implantar políticas públicas de prevenção e combate ao câncer de próstata

“As políticas públicas de combate ao câncer de próstata ainda estão aquém do esperado pela população de nosso Estado. O tratamento pode ser considerado como variável e depende do estágio de como ele se encontra podendo ser dividido em tumor localizado e metastático”, a observação é da deputada estadual Vera Castelo Branco (PTB), 2ª Secretaria da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM) que, preocupada com a situação, aprovou Projeto de Lei estabelecendo obrigatoriedade de implantação de políticas públicas no Estado para prevenção e combate à doença.

O câncer de próstata é o sexto tipo de câncer mais comum no mundo e no Brasil, o segundo mais frequente entre homens, atrás apenas do câncer de pelé.

De acordo com a deputada, autora do projeto, o governo do Amazonas, com a aprovação da lei, deverá implantar políticas públicas na área da saúde pública para a prevenção e combate ao câncer de próstata que consistirão em um conjunto de ações a ser desenvolvidas mediante a disponibilização de informações à população sobre os sintomas indicativos da ocorrência da doença. Segundo a parlamentar essas informações devem passar por uma avaliação médica preventiva e precoce, exames periódicos, intervenção precoce e tratamento, recomendando ainda que a equipe médica em atuação tenha experiência no atendimento da área específica à qual se destina o projeto.

Vera Castelo Branco assinalou que sem prejuízo de outros procedimentos, a prevenção ao câncer de próstata será realizada em hospitais da rede pública, por meio de procedimentos que atendam os meios preventivos da doença e que os casos, que tenham apresentado resultado negativo na triagem efetuada, deverão passar por acompanhamento médico.

Explicou a deputada que os exames para a prevenção precoce da doença serão realizados nos seguintes locais: nos hospitais e unidades básicas de saúde, afirmando ainda, que para suprir a deficiência de profissionais com domínio nessa área, serão firmadas parcerias com instituições conveniadas com o Sistema Único de Saúde (SUS) e que deverá ser incentivada a pesquisa na área de prevenção dos distúrbios desse tipo de câncer junto às agências de fomento ao ensino de pós-graduação e pesquisa.

TEXTO: Assessoria do Deputado Fonte: Diretoria de Comunicação

  • Publicações16970
  • Seguidores12
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações248
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/aprovado-projeto-para-implantar-politicas-publicas-de-prevencao-e-combate-ao-cancer-de-prostata/100506421

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)