Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Região Metropolitana: ALE inclui mais cinco municípios

    O presidente da Assembleia Legislativa, Belarmino Lins (PMDB), promulgou na quinta-feira (30), com a presença de 22 dos 24 deputados, o Projeto de Lei Complementar 64/2009, que amplia a Região Metropolitana de Manaus para os municípios de Manaquiri, Autazes, Careiro Castanho, Silves e Itapiranga, contemplando 13 muncípios.

    Belarmino e a deputada Vera Castelo Branco (PTB) são autores da lei, aprovada por unanimidade e encaminhada o governador Eduardo Braga, para a sanção. Como o governador não se manifestou, o presidente do Poder Legislativo usou da prerrogativa constitucional de promulgar a lei, que já encaminhada para publicação no Diário Oficial.

    O governador, ao tomar conhecimento de que o projeto foi aprovado por unanimidade, teve a elegância, a decisão política, em reconhecimento às prerrogativas do Poder Legislativo, de prestigiar o projeto, afirmou Belão.

    Pé da letra

    Ele deixou claro a satisfação com a inclusão dos municípios na RMM, parabenizando os prefeitos de Manaquiri, Jair Souto; Joel Lobo, do Castanho Careiro; e Wanderlan Sampaio, de Autazes; que assistiram a promulgação em plenário.

    Os três são de municípios indicados por Belarmino. Ao lembrar das críticas sobre a inclusão dos cinco municípios, o presidente da ALE disse que a lei não pode ser "sentida só ao pé da letra", mas também deve buscar o seu alcance social, econômico e financeiro.

    Sem dúvida, argumentou o presidente da Assembleia, esses municípios serão altamente beneficiados com o ingresso na RMM. Todos estão ligados à grande Manaus, por um sistema rodoviário, através de estradas federais e estaduais. Estão inseridos, como estão os municípios de Novo Airão, Manacapuru, Itapiranga, Itacoatiara e Iranbuda. Todos fazendo parte do anel rodoviário da cidade de Manaus.

    Aos que levantavam dúvidas técnicas sobre a inclusão desses municípios, Belarmino lembrou que Manacapuru não estava contemplado no projeto original do governo, mas depois de muita discussão, passou a integrar a Região Metropolitana.

    "Se fomos competentes para aprovar a inclusão de Manacapuru, sem estar dentro, inserido na forma da lei, de limites com a grande Manaus, o que chamamos de conurbação, por que não permitir que essas cidades que nós, juntos, quisemos incluí-las, não podia acontecer? Aconteceu, sim, e agora o nosso dever, a nossa função política, é trabalharmos no sentido de que os recursos que possam estar reservados no governo federal para as regiões metropolitanas, sejam destinados ao desenvolvimento desses municípios" , disse Belão, dirigindo-se aos três prefeitos.

    Coordenada

    Condições dignas para municípios

    Os municípios passam a ter direito a recursos, pelo fato de integrarem a Região Metropolitana, para que possam se desenvolver, "criando condições mais compatíveis e dignas para a sua população".

    Depois de lembrar que deu todo o apoio a Vera Lúcia que apresentou projeto semelhante, acrescentando os municípios de Silves e Itapiranga, Belarmino declarou: "De tal forma, deputada Vera, que eu tenho a alegria e a honra, a senhora escrevendo na direita, com a razão, e eu escrevendo com a esquerda, do coração, por ser um caboclo fonteboense (ele nasceu em Fonte Boa), do Alto Solimões, de dizer: a Assembleia lutou, venceu e promulga a lei que gera expectativas novas para cinco municípios".

    Ele elogiou o governador Eduardo Braga, que não vetou a lei, apesar de posições contrárias, alegando irregularidade no projeto."O governador manteve a sua posição de prestígio à Assembleia Legislativa, em não vetar a matéria que se traduz em beneficio para os municípios", insistiu.

    • Publicações16970
    • Seguidores12
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações711
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/regiao-metropolitana-ale-inclui-mais-cinco-municipios/1034898

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)