Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Abdala Fraxe defende implantação de bancos comunitários no interior do Amazonas

    Ao lembrar a implantação do primeiro Banco Comunitário no interior do Amazonas, ocorrida no último dia 22 de outubro, em Parintins (a 420 quilômetros de Manaus), o deputado estadual Abdala Fraxe (PTN) ressaltou, na tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM) a importância dos projetos de economia solidária para os demais municípios do Estado.

    Segundo o parlamentar, o Banco Comunitário é uma maneira de tornar a economia da região menos dependente da Zona Franca de Manaus (ZFM), porque permite aos micro e pequenos empreendedores desenvolver o comércio local de forma mais rápida e menos burocrática.

    No caso de Parintins, onde o banco foi implantado pela Colônia dos Pescadores, na administração do atual presidente Marcos Da Luz, as movimentações bancárias já começaram, por meio da moeda Puxirum . Abdala Fraxe destacou que com a cédula criada pelo banco, os pescadores e microempresários do município poderão transacionar entre si, obter financiamentos com juros mais baixos e como consequência garantir o desenvolvimento econômico do local.

    O Banco Comunitário oferece, ainda, serviços de empréstimo para consumo pessoal e familiar, abertura de contas, recebimento de convênios e boletos bancários, pagamento de benefícios, saque e saldo para correntista de bancos parceiros. “Sem dúvida o banco gerará uma renda altamente positiva ao município de Parintins. A exemplo do que ocorreu na cidade e na própria capital, com a implantação dos dois bancos comunitários, um na Colônia Antônio Aleixo e Morro da Liberdade, defendo que essa ideia também possa ser seguida em outras cidades do Amazonas, por todos os benefícios que o banco oferece ao comércio”, frisou.

    O presidente da Colônia dos Pescadores de Parintins, Marcos Da Luz, ressaltou que, além dos 670 pescadores do município, mais de oito mil moradores dos bairros São José e São Benedito serão atendidos pelo banco.

    Segundo ele, a instituição busca parceria com os comerciantes locais para aprimorar as transações.

    Busca de investimentos

    O deputado Abdala Fraxe tenta, junto a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), um aporte de R$ 100 mil para o Banco Comunitário de Parintins. “O recurso é para que os usuários do banco em Parintins possam fazer financiamentos e assim garantir o crescimento dos seus estabelecimentos e empreendimentos”, disse o parlamentar.

    TEXTO: Assessoria do deputado Fonte: Diretoria de Comunicação

    • Publicações16970
    • Seguidores12
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações46
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/abdala-fraxe-defende-implantacao-de-bancos-comunitarios-no-interior-do-amazonas/2908811

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)