jusbrasil.com.br
9 de Abril de 2020
    Adicione tópicos

    Comissão da ALEAM vai debater a ameaça de extinção do tambaqui

    A ameaça de extinção do tambaqui no Amazonas é o tema a ser debatido para possíveis soluções, entre a Diretoria da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Assuntos Indígenas da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM) e vários órgãos, dentre os quais o IBAMA, a Sepror, a Fepesca e a SDS, na próxima terça-feira, às 14h, no auditório Natanael Bento Rodrigues da ALEAM.

    O presidente da Comissão e líder do PC do B na ALEAM, deputado estadual Wilson Lisboa, afirmou que deverá surgir nesta reunião um consenso, principalmente entre as Secretarias Estaduais para que se possa tentar evitar a extinção da espécie no Estado.

    Wilson Lisboa garantiu que a situação é drástica e declarou: “Temos que criar meios para não deixarmos essas espécies entrar em extinção. O Colossoma Macropomum, conhecido popularmente como tambaqui, é um peixe que a população menos favorecida não come, por causa do seu alto preço. Isso é um absurdo”, afirmou o deputado.

    Ainda segundo o parlamentar, os tambaquis não estão conseguindo chegar ao seu tamanho ideal, para comercialização, porque são capturados cedo demais, e a maioria das vezes, antes de se reproduzir.

    “Na reunião vamos discutir todos esses entraves. Se continuar assim, a única alternativa vai ser o controle radical e absoluto desta espécie”, finalizou o titular da comissão.

    Fonte: Diretoria de Comunicação

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)