Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Sinésio Campos destaca reunião sobre Estação Ecológica em Maués

    Uma nova reunião para discutir a criação de uma Estação Ecológica no município de Maués (a 276 quilômetros de Manaus), para compensar impactos ambientais gerados pela construção de hidrelétricas no Estado do Pará, proposta do governo federal, deve ser realizada até o dia 15 de janeiro.

    A informação foi repassada na manhã de hoje (7), pelo deputado Sinésio Campos (PT), que participou de audiência realizada ontem (6), no município, com a presença do presidente do ICMBio, Rômulo José Fernandes. “Só depois dos representantes do município serem ouvidos é que será tomada uma posição”, disse o deputado, que é líder do governo na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM).

    Segundo Sinésio Campos, ninguém no município é a favor da Estação Ecológica que serve para compensar danos ambientais do Estado do Pará. “Essa compensação deve ser realizada no Pará e não no Amazonas”, disse ele, ao criticar o fato de que a decisão foi tomada em Brasília, pelo Ministério do Meio Ambiente e Instituto Chico Mendes (ICMBio), sem consulta ao Estado do Amazonas e ao município de Maués. “O município já tem parques, unidades de conservação. E o que nos causou surpresa é que essa área tem o maior potencial aurífero e calcário para correção do solo para a agricultura familiar”, disse ressaltando que a criação da Estação Ecológica tem rejeição dos munícipes. “Até porque a Estação Ecológica só serve para pesquisa. Será que querem transformar os homens e mulheres dali em objeto de pesquisa. Só se for para tratar da longevidade, que o povo de Maués tem vida mais longa, não sei se é pelo consumo do guaraná”, argumentou.

    Em relação a compensação por danos ambientais de hidrelétrica no Pará, o deputado reafirmou que a energia que o Estado do Amazonas quer, é a do Linhão de Tucuruí, que passa pelo rebaixamento de Oriximiná, passando por Juruti, no Pará, tendo cadeia produtiva de alumínio, fábrica em Parintins, chegando em Barreirinha, Nova Olinda do Norte e Maués.

    Fonte: Diretoria de Comunicação

    • Publicações16970
    • Seguidores12
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sinesio-campos-destaca-reuniao-sobre-estacao-ecologica-em-maues/2957642

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)