Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Marcos Rotta envia requerimento ao Ministério das Relações Exteriores

    Para levar ao conhecimento do governo federal os últimos acontecimentos contra turistas brasileiros, principalmente amazonenses, na Venezuela, o deputado estadual Marcos Rotta (PMDB) enviou nesta segunda-feira (13) um requerimento ao Ministério das Relações Exteriores. O documento foi assinado por todos dos deputados da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM) e aprovado na manhã de hoje pelo plenário da Casa.

    No requerimento, Rotta expõe ao ministro das Relações Exteriores, Antônio de Aguiar Patriota, as situações de constrangimentos, humilhações, agressões e extorsões pelas quais são submetidos os amazonenses dentro do território da Venezuela.

    Na avaliação do deputado, por meio do requerimento o ministro tomará ciência da situação de vulnerabilidade à qual os turistas amazonenses estão expostos naquele país, além de solicitar que sejam tomadas as providências cabíveis. “O governo federal terá de se posicionar de forma dura em relação a esse tema. Afinal de contas, nestes casos, a diplomacia entre as duas nações é ferida. Por isso, ele deverá tomar uma atitude rigorosa”, comentou Rotta.

    Marcos Rotta também se antecipou e enviou um ofício à consulesa da Venezuela em Manaus, Carmen Novas Reyes, informando sobre os fatos e pedindo providências. “Pelo grau de importância da situação de total desrespeito, me antecipei e enviei um ofício à consulesa relatando todos os absurdos aos quais os turistas amazonenses estão sendo submetidos naquele país. Antecipei-me porque a visita à sede do consulado estava marcada somente para o dia 24. Mas acredito que, de posse de informações e relatos, a consulesa deve nos dar uma resposta o quanto antes”, afirmou o parlamentar. Teor do documento

    Segundo Rotta, tanto o requerimento quanto o ofício enviados ao ministério e ao consulado foram substanciados por reclamações registradas junto à Comissão de Defesa do Consumidor (CDC-ALEAM).

    De acordo com relatos registrados na Comissão, os turistas estão sendo submetidos a revistas constrangedoras, principalmente as mulheres; e são intimidados por policiais armados com metralhadoras, que praticam extorsão na estrada, a caminho de Margarita. Além disso, no último dia 20 de janeiro, o condomínio onde estava hospedado um grupo de 50 amazonenses sofreu um arrastão. Os assaltantes levaram objetos pessoais, dinheiro e jóias dos turistas.

    TEXTO: Assessoria do deputado

    Fonte: Diretoria de Comunicação

    • Publicações16970
    • Seguidores12
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações27
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/marcos-rotta-envia-requerimento-ao-ministerio-das-relacoes-exteriores/3019913

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)