Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Walzenir Falcão: Conflitos de Pesca ainda persistem

    Os conflitos envolvendo os trabalhadores da pesca profissional artesanal, comunidades ribeirinhas, proprietários rurais, agropecuários, indígenas e pesca esportiva, existentes no Amazonas, são motivo de preocupação para Assembléia Legislativa.

    Nesta terça-feira (09), o presidente da Comissão de Desenvolvimento do Interior, Agropecuária, Pesca e Abastecimento da Assembléia Legislativa, deputado Walzenir Falcão (PTB), que também preside a Federação dos Pescadores do Amazonas e Roraima, anunciou que o ano de 2009 será tema de discussão e de elaboração de acordos de pesca em todas as áreas em que existam conflitos.

    Na ocasião, Falcão falou sobre a realização na segunda-feira (08) 0 do cadastramento dos pescadores associados à Colônia de Pescadores Z-53 do município do Careiro da Várzea, para receber o seguro-desemprego do defeso. "Existem muitas controvérsias no contexto dos conflitos originários da atividade pesqueira no Amazonas", observou o deputado Walzenir Falcão, explicando que há casos em que pelo fato das águas de um lago, igarapé e rios banharem as margens de propriedade de um pecuarista ou qualquer outro proprietário rural, ele entende que é dono das águas e decreta a proibição da atividade pesqueira à sua maneira.

    Também existem autoridades abusando do poder e decretando proibição de pesca em determinadas áreas, acrescentou o deputado, argumentando que todos estão legislando sobre as águas. Isto sem contabilizar as mais de 80 áreas de proibições de pesca oficiais, sem as devidas orientações dos respectivos limites.

    Falcão antecipou que o presidente da Colônia de Pescadores Z-53, apelou para que em janeiro seja iniciada as discussões para estabelecer o acordo de pesca e manejo do jacaré, no lago dos Reis, no Careiro da Várzea. Mais uma vez a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego dá demonstração cabal de desrespeito aos humildes pescadores, protestou o deputado Falcão, dizendo que dezenas e dezenas de pescadores e até pescadoras amamentando saíram de suas casas de madrugada para chegar ao local onde foi feito o cadastramento para receber o seguro-desemprego, na expectativa do atendimento iniciar a partir das nove horas, conforme agendado pelo superintendente que não compareceu, enviando um representante que chegou ao ginásio coberto da Vila do Careiro no início da Br-319, local do cadastramento ao meio dia.

    • Publicações16970
    • Seguidores12
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações17
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/walzenir-falcao-conflitos-de-pesca-ainda-persistem/364159

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)