Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Corrupção e dragagem no rio Madeira prejudicam o Amazonas, diz Dermilson

    Texto: Assessoria do Deputado

    Após denúncia de que os serviços de dragagem na extensão do rio Madeira foram burlados, o deputado Dermilson Chagas (PEN) fez um pronunciamento na última quarta-feira (19), cobrando explicações sobre o serviço executado no rio. Segundo o parlamentar, o esquema impactou negativamente a economia do estado que conta com o Madeira para escoar produtos. O jornal O Estadão divulgou recentemente que parte do dinheiro que abastecia o caixa do departamento de propina da Odebretch teve origem em servidos prestados no rio que conecta Rondônia ao Amazonas.

    “Perdemos empregos, o custo do frete aumentou e muitos trabalhadores tiveram barcos e balsas encalhadas por causa de um trabalho que não foi feito. Quantos alimentos se estragaram durante o percurso e quanto dinheiro foi perdido com o transporte mais caro. E para conseguirem mais dinheiro, eles mentiam dizendo que estavam extraindo argila do fundo do rio”, expôs.

    Inicialmente o rio era dragado no intervalo de cinco anos. Após o contrato superfaturado, as dragagens se tornaram anuais mediante ordens de serviços que variavam entre R$ 150 milhões a R$ 200 milhões. Os contratadores alegavam que iriam extrair argila, o que demandaria mais equipamentos e tornaria o serviço mais caro, de acordo com a reportagem.

    Dermilson acredita que o Estado sofre porque o pescador amazonense já não tem mais o peixe que vinha com a migração natural do rio Madeira; a corrupção prejudicou o Distrito Industrial que perdeu mais de cerca de 50 mil empregos, pois não tem alternativa de escoação barata sem o rio Madeira e, por isso, acaba entrando na linha de custo de produção mais elevada do País.

    Para o deputado, é preciso explicações. “Houve uma alteração biológica dos rios após um serviço que pensávamos ser legítimo. Há dúvidas se esse trabalho foi dragagem ou drenagem. Fato é que a produção, o transporte e trabalhadores de diferentes segmentos foram impactados. Mais uma vez estamos vendo a corrupção prejudicando de forma geral a população do Estado do Amazonas”, finalizou.

    Gabinete do Deputado Dermilson Chagas (PEN)

    Cel: (92) 99116-9318

    • Publicações16970
    • Seguidores12
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações6
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/corrupcao-e-dragagem-no-rio-madeira-prejudicam-o-amazonas-diz-dermilson/451424355

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)