Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Luiz Castro propõe a inclusão da educação ambiental nos cursos da UEA

    Texto: Assessoria do Deputado

    A inclusão da disciplina Educação Ambiental na grade curricular dos cursos de graduação/licenciatura plena da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), foi discutida pelo deputado Luiz Castro (Rede) em reunião com o promotor de Justiça, Francisco Cruz, na manhã desta quinta-feira (5), na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).

    A proposta foi apresentada ao promotor, por meio de ofício, atendendo reivindicação dos professores da instituição, que procuraram o deputado Luiz Castro em busca de ajuda, no sentido de contribuir para o cumprimento da Lei que instituiu a Política de Educacao Ambiental.

    “É preciso ampliar, na grade curricular da UEA, o número de cursos de licenciatura plena com Educação Ambiental, para a formação de professores, visando aumentar o contingente de educadores ambientais”, defendeu Luiz Castro, que preside a Comissão do Meio Ambiente da Aleam.

    Responsável pela Promotoria do Meio Ambiente e Patrimônio Histórico do Ministério Público Estadual (MPE), Francisco Cruz se comprometeu em encaminhar as providências junto à UEA, no sentido do cumprimento da legislação.

    De acordo com a Lei Estadual 3.222/2008, a inclusão da Educação Ambiental no Ensino Formal é obrigatória, em caráter contínuo e permanente, em todos os níveis do ensino, e em consonância com a Lei Federal nº 9.795/1999, que trata da Política Nacional de Educacao Ambiental.

    No entanto, a norma não vem sendo cumprida pelo Poder Público estadual em sua totalidade, deixando de contemplar as horas de estágio supervisionado para a prática da transversalidade.

    Dos 22 cursos de graduação/licenciatura plena, oferecidos pela UEA, apenas cinco mantém a disciplina Educação Ambiental (Ciências Biológicas, Física, Pedagogia, Pedagogia Institucional Indígena e Química).

    Mas a estrutura ainda é insuficiente para interagir no espaço da dimensão ambiental que cabe à Instituição, como formadora de profissionais, em todos os níveis, comprometidos com a preservação do meio ambiente.

    Gabinete do Deputado Luiz Castro (REDE)

    • Publicações16970
    • Seguidores12
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações33
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/luiz-castro-propoe-a-inclusao-da-educacao-ambiental-nos-cursos-da-uea/506923438

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)