Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Faddeam abre discussões para criação de novos municípios no Estado

    A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) sediou mais um encontro da Federação das Associações de Desenvolvimento Distrital Emancipalistas do Amazonas (Faddeam), onde a convite do seu presidente, João Taveira de Lima (J. Lee), o ex-deputado estadual Eron Bezerra (PCdoB) ministrou uma palestra sobre a realização de plebiscito e estudos sobre viabilização econômica e definição de limites territoriais para a criação de novos municípios no Estado.

    A proposta, segundo J. Lee, é justa no sentido de se corrigir distorções nos repasses constitucionais. “Devido ao fato do Amazonas possuir apenas 62 municípios e, por conseguinte, ter sua participação nas verbas federais como o Fundo de Participação dos Municípios, Fundeb e o SUS proporcionalmente menor em relação aos outros estados da Federação”, explicou.

    Com a presença de representantes de Vilas e Distritos do Amazonas para discussão em torno da emancipação de distritos que estão em luta para se tornar municípios, J. Lee explicou que a discussão gira em torno do Decreto Legislativo nº 451 de 28/12/1995, que dispõe sobre a instalação de plebiscito para criação de municípios, além da Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin), que anulou esse decreto.

    Eron Bezerra explicou possuir um Projeto de Lei que dispõe sobre a realização de plebiscito para a criação de novos municípios no Amazonas, envolvendo a comunidade local, após a realização de estudo de viabilidade econômica e definição dos limites geográficos. Após isso os distritos serão desmembrados para a consequente criação de novos municípios.

    “O Amazonas, como maior Estado da Federação em extensão territorial com 1,56 bilhão de quilômetros quadrados, possui apenas 62 municípios. O Piauí possui uma área territorial de 251 milhões de quilômetros quadrados e possui 224 municípios, ou seja, possui extensão territorial menor e população de quase 3.12 milhões de habitantes”, afirmou.

    Segundo Eron Bezerra, após a Constituição de 1988, muitos municípios foram criados e apenas o Amazonas não criou. “Dentro dessa problemática foi criada a mística de que só o congresso Nacional poderia criar municípios e, enquanto isso prevaleceu, os outros estados foram criando e carreando recursos e dinheiro para seus Estados”, disse.

    J. Lee afirmou que o PL 136/2010 além de dispor sobre a realização de plebiscito para a criação de municípios no Amazonas, almeja corrigir a omissão política que condenou a população do interior ao distanciamento de políticas públicas e o Amazonas com a dimensão territorial que possui, ficou sem acesso aos recursos financeiros dos fundos compartilhados.

    • Publicações16970
    • Seguidores12
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações23
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/faddeam-abre-discussoes-para-criacao-de-novos-municipios-no-estado/530251251

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)