Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Conquista do IG garante legitimidade ao Guaraná de Maués, afirma Josué Neto

    Texto: Assessoria do Deputado

    O deputado estadual Josué Neto (PSD) parabenizou, nesta quarta-feira (17), a conquista do Registro de Indicação Geográfica (IG) para o guaraná produzido na cidade de Maués (a 253 quilômetros de Manaus). O Parlamentar, que foi o autor do projeto que deu ao produto o título de Patrimônio Cultural Material e Imaterial do Amazonas, avalia que o registro vai proporcionar ainda mais legitimidade ao guaraná produzido naquele município.

    O IG foi concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), órgão vinculado ao Ministério da Indústria e Comércio, e garante que apenas os produtos a base do guaraná cultivado pelos produtores do município tenham o nome associado a “Maués”.

    De acordo com o deputado havia uma preocupação dos produtores de Maués em perder espaço no cenário econômico nacional para outras cidades que também passaram a produzir guaraná e comercializavam com o termo “Guaraná de Maués”.

    “Esse registro de procedência vai valorizar ainda mais o guaraná produzido em Maués, que tem sua particularidade por conta das características ambientais e biológicas da região, e tem o seu diferencial. Nós sabemos que é exatamente esse termo ‘Guaraná de Maués’ que é a marca da qualidade do guaraná que é produzido aqui no interior do nosso Amazonas”, afirmou o deputado.

    Segundo Josué Neto, o guaraná tem grande importância para a economia do município e para os índios saterê-mawé, que vendem cerca de duas toneladas do produto por ano.

    Patrimônio Imaterial

    A Lei que transformou o Guaraná de Maués em Patrimônio Cultural e Imaterial do Amazonas é resultado de um Projeto de Lei de Josué Neto aprovado em 2015 na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

    O título de Patrimônio Material é dado a bens culturais classificados segundo sua natureza (arqueológico, paisagístico e etnográfico) e o Imaterial é aquilo que é transmitido de geração em geração e constantemente recriado pelas comunidades. Nesse sentido, Josué Neto esclarece que o fruto é patrimônio material e imaterial, por englobar saberes, lugares e modos de preparo que comunicam algo sobre a identidade de um povo, transmitido e imortalizado nas futuras gerações.

    Dhyene Brissow (92) 99334-9141

    • Publicações16970
    • Seguidores12
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações28
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/conquista-do-ig-garante-legitimidade-ao-guarana-de-maues-afirma-josue-neto/535702366

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)