Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Sidney Leite defende exploração mineral no Amazonas

    Em seu primeiro pronunciamento no retorno das atividades da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), nesta segunda-feira (5), o deputado Sidney Leite (Pros) defendeu a regularização da exploração mineral no Estado e criticou a decisão da Justiça Federal do Amazonas que, em dezembro último, suspendeu licenças ambientais concedidas pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) para a extração de ouro no rio Madeira, na região de Humaitá (distante 590 km de Manaus). Para o deputado, a decisão da Justiça não resolve o problema, apenas intensifica o garimpo ilegal.

    “É lamentável que isso esteja ocorrendo no sentido de tolher a oportunidade de renda, emprego e ocupação”, declarou Leite, que defende a extração mineral como uma oportunidade de desenvolvimento econômico. O tema deve ser amplamente debatido, levando-se em conta, naturalmente, o impacto ambiental e a cadeia produtiva da exploração mineral, destacou o deputado. Porém, para ele o Amazonas não pode virar as costas para essa atividade, que pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida do povo do interior, já que terá mais uma fonte de trabalho.

    Segundo o parlamentar, falar da Amazônia, e especialmente do Amazonas, é algo muito delicado para aqueles que não conhecem a nossa realidade, mas é preciso implementar um política de Estado, “não apenas de Governo”, um zoneamento econômico ecológico da região da Calha do Madeira e do Baixo Amazonas. “É preciso fazer investimentos, seja na agropecuária, turismo, exploração madeireira e na exploração mineral”, disse, completando que “isso é para não ficarmos mais de pires na mão em relação à Zona Franca de Manaus (ZFM)”.

    • Publicações16970
    • Seguidores12
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações13
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sidney-leite-defende-exploracao-mineral-no-amazonas/542432244

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)