Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Aleam realiza Sessão Especial pelo Dia do Trabalhador e da Trabalhadora

    Texto: Assessoria do Deputado

    Às 10h desta sexta-feira (27), acontecerá a Sessão Especial pelo Dia do Trabalhador e da Trabalhadora. Uma exposição de assuntos de interesse público, previsto no Regimento da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), com debate sobre o golpe contra a democracia e os retrocessos para essa classe. A autoria dessa discussão é do deputado José Ricardo Lula (PT) e acontecerá no plenário Ruy Araújo.

    Comemorado no dia 1º de maio, o Dia do Trabalho ou do Trabalhador é uma data de luta usada para celebrar as conquistas dos trabalhadores ao longo da história. Nessa mesma data, em 1886, ocorreu uma grande manifestação de trabalhadores na cidade americana de Chicago, com a finalidade de reivindicar a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias e teve a participação de milhares de pessoas. No Brasil, a data foi consolidada em 1924, no Governo Artur Bernardes. E, a partir do Governo de Getúlio Vargas, as principais medidas ao trabalhador passaram a ser anunciadas nessa data.

    “Atualmente, vive-se no País muitos retrocessos, com perdas de direitos. No caso dos direitos trabalhistas, os danos são enormes. São profundas as alterações da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), mexendo em cem pontos diversos, incluindo, graves violações à Constituição, sem qualquer discussão popular. Também foi aprovada a lei da terceirização, permitindo terceirizar os postos de trabalho, onde os trabalhadores passam a receber salários menores do que os empregados diretos, sujeitando-se a maiores riscos de acidentes de trabalho, maior rotatividade entre empregados e, ainda trabalham em maior quantidade. Isso sem falar na reforma da previdência, atualmente em tramitação no Congresso, que desfigura o sistema da previdência social com direitos conquistados ao longo dos anos, previstos na Constituição Federal”, disse o parlamentar.

    Para José Ricardo, após o golpe de 2016, e aprovação do congelamento dos gastos sociais, a reforma trabalhista, a terceirização total, as privatizações em andamento, a entrega do pré-sal aos estrangeiros, aumentaram o desemprego e pobreza no país. Sem falar na reforma da previdência e a privatização da Eletrobrás.

    “Desde a implantação da reforma trabalhista, em novembro de 2017, o desemprego aumentou mais ainda. No Brasil, são mais de 13 milhões de pessoas e no Distrito Industrial de Manaus foram 50 mil desempregados. No orçamento de 2018, o governo golpista do Temer cortou os investimentos para casas populares. Além da redução de recursos para universidades e hospitais. São muitos os retrocessos, principalmente, para os trabalhadores e trabalhadores, justificando que essa data do Dia do Trabalho deve ser reflexão e de resistência. A luta deve continuar”, concluiu.

    Foram convidados para essa Sessão Especial, dentre outros órgãos e entidades: Central Única dos Trabalhadores do Amazonas (CUT), Sindicato dos Petroleiros do Amazonas (Sindpetro), Sindicato dos Trabalhadores Plásticos (Sindplastico), Sindicato dos Professores e Pedagogos de Manaus (Asprom/Sindical), Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos (Sindmetal), Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas (Sinteam), Sindicato dos Empregados em Empresa de Segurança e Vigilância de Manaus (Sindvam), Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas do Estado do Amazonas (STIU), Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Manaus, Sindicato dos Trabalhadores Telefônicos (Sinttel), Sindicato dos Servidores Públicos Federais do Amazonas (Sindsep), Federação dos Trabalhadores na Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (Fetagri).

    Gabinete do Deputado José Ricardo Lula (PT)

    Cristiane Silveira — (92) 8816-1862 / 8209-7306

    cristianesilveira.jornalista@gmail.com

    Jane Coelho — (92) 98821-2885

    janecazevedo.jca@gmail.com

    • Publicações16970
    • Seguidores12
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações13
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/aleam-realiza-sessao-especial-pelo-dia-do-trabalhador-e-da-trabalhadora/571361202

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)