Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Escritora amazonense Irlen Benchimol recebe homenagem em Sessão da Aleam

    A escritora amazonense Irlen Leal Benchimol foi homenageada na manhã desta quinta-feira (21) na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) com uma Sessão Especial no Plenário Ruy Araújo. O deputado estadual Wanderley Dallas (SD), autor da propositura da homenagem, destacou o talento da escritora. “Presto essa homenagem porque sei que as suas três obras, assim como as outras que tenho certeza que virão, pela boa influência na vida das crianças. Quando conhecemos o trabalho desses três livros, abre-se a porta da imaginação para a valorização do ser humano”, afirmou.

    A escritora recebeu uma Placa de Homenagem das mãos de Dallas e da juíza Irlena. Irlen nasceu em Manaus, é formada em Direito e é servidora pública do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJ/AM), e é autora de livros infanto-juvenil. A escritora recebeu a homenagem como um reconhecimento. “Fico feliz de receber essa homenagem da Assembleia, de reconhecimento pelo meu trabalho, enquanto mulher e escritora, ainda mais de livros infantis e isso é muito gratificante”, emocionou-se.

    Ela contou que a inspiração de escrever para o público infantil veio do próprio filho, Ilan. “Meu filho Ilan foi a minha principal inspiração, com todas as suas brincadeiras de piratas. Tenho recebido muitas homenagens de crianças, ontem mesmo recebi 60 cartas de crianças de até 14 anos. E é bom receber o depoimento delas de que mudaram seus comportamentos, em casa, na escola, de que passaram a respeitar o meio ambiente, deixar de jogar lixo na rua, no rio e outras mudanças”, relembrou.

    Benchimol falou também sobre a inclusão de crianças com Síndrome de Down, tema abordado em seu terceiro livro. “A inclusão de crianças com síndrome de Down veio de um depoimento de uma mãe que relatava que seu filho não se sentia incluído em propagandas e ações infantis. A partir daí eu criei o personagem Eugênio, que acabou sendo muito bem aceito tanto na literatura e dando espaço para estas crianças. É uma obra encantadora que demonstra que na vida prevalece o amor”, conta.

    Representando os deputados estaduais, o deputado estadual Luiz Castro (Rede) falou sobre a importância da literatura infantil na vida das crianças. “O mundo não é o mesmo para quem não mergulha no mundo da literatura infantil e os livros da Irlen tem essa característica de regionalizar, de incluir na literatura a nossa peculiaridade, com conteúdo ético, artístico, amazônico e isso por si só é motivo de homenagem. Em um mundo de tanto problema, ela é uma pessoa luz que ilumina esse mundo sombrio”, definiu.

    Presidindo a Sessão, o deputado estadual Belarmino Lins (PMDB) falou sobre a honra em presidir a homenagem. “Sinto-me muito honrado em ver uma amazonense em posição de destaque a nível nacional na literatura ser homenageada nesta Casa”, declarou.

    Participaram também da homenagem: Irlena Benchimol, juíza titular da 15ª vara cível, Regina Maria Jansem Simões, titular da 1ª defensoria pública forense de família, o vereador Dallas Filho (PMDB), Marcio Souza, presidente do Conselho Municipal de Cultura, Seilani Almendros, subcontroladora geral do Estado, Nícia Petrucelli, professora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Sanã Almendros, juíza titular da 15ª vara criminal.

    • Publicações16970
    • Seguidores12
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações36
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/escritora-amazonense-irlen-benchimol-recebe-homenagem-em-sessao-da-aleam/592483587

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)