Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Luiz Castro cobra presença de psicólogos e assistentes sociais nas escolas estaduais

    Em pronunciamento nesta terça-feira (14), no plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), o deputado Luiz Castro (Rede) lamentou que a Emenda Constitucional 83/2014, que determina a presença de assistentes sociais e psicólogos nas escolas da rede pública estadual, continue sendo ignorada pelo Poder Público Estadual.

    De acordo com o parlamentar, atualmente não existem 20 profissionais, entre psicólogos e assistentes sociais, nos quadros da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para atender as mais de 230 mil crianças matriculadas na rede pública de ensino do Estado.

    “O que oito psicólogos podem fazer diante de um quadro tão grande de problemas que atrapalham e muito, às vezes inviabiliza, o ensino de crianças que saem de lares destroçados; que são expostas as mazelas das drogas, da violência, dos abusos? Até hoje não temos o respeito à Constituição estadual”, lamentou.

    O deputado lembrou que recentemente no concurso da Seduc houve uma oferta de vagas para assistentes sociais e psicólogos, mas que ainda é muito pequena para tender as mínimas necessidades do Estado. “Na Audiência realizada nesta segunda (13), na Aleam, para discutir o assunto ficou evidente a falta desses profissionais nas escolas estaduais”, frisou.

    Emenda

    De autoria dos deputados Luiz Castro e José Ricardo (PT), a Emenda Constitucional 83/2014, aprovada por esta Casa legislativa, determina ao poder público que mantenha esses profissionais nas equipes pedagógicas das escolas da rede pública da capital e do interior do Estado.

    Luiz Castro defende uma política pública condizente com todos os avanços que aconteceram nos países em que a educação se tornou o principal instrumento de inclusão social, de diminuição das desigualdades sociais e de promoção do desenvolvimento.

    “Países como Alemanha, Canadá, Finlândia e Coréia do Sul, deram verdadeiro saldo de qualidade na educação a partir do momento que incluíram esses profissionais no seu corpo docente para atender a demanda de suas escolas”, finalizou.

    • Publicações16970
    • Seguidores12
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações93
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/luiz-castro-cobra-presenca-de-psicologos-e-assistentes-sociais-nas-escolas-estaduais/612513424

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)