Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Aleam sedia curso de capacitação para profissionais que lidam com autistas

    Capacitar profissionais das áreas de educação e saúde, pais e educadores para trabalhar com crianças autistas é tema de um curso que começou nesta segunda-feira (20), no Auditório Cônego Azevedo da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), e se estende até sexta-feira (24). A programação é do Instituto de Autismo no Amazonas (IAAM) que atende 58 pacientes, entre crianças e adolescentes.

    O curso apresenta o modelo Floortime, que ajuda os profissionais que atuam com autistas a terem uma avaliação compreensiva e a desenvolver um programa de intervenção adaptado às dificuldades e potencialidades das crianças com autismo. O autismo é apontado como um problema psiquiátrico que costuma ser identificado na infância, entre 1 ano e meio e 3 anos, embora os sinais iniciais às vezes apareçam já nos primeiros meses de vida.

    O distúrbio afeta a comunicação e capacidade de aprendizado e adaptação da criança. Por conta disso o modelo Floortime, constroi bases saudáveis para as capacidades sociais, emocionais e intelectuais ao invés de focar em habilidades e comportamentos isolados.

    De acordo com a diretora técnica do Iaam, Miriam Rodrigues Iberman, são inúmeras as dificuldades enfrentadas pelos profissionais e pais de crianças autistas. A pedagoga explica que a ideia é preparar esses profissionais para desenvolver junto às famílias terapias adequadas que ajudem os autistas a se desenvolverem. “Nosso objetivo é capacitar e trazer mais orientações, por se tratar de um tema ainda novo”, frisou.

    Segundo Miriam, um curso desses sai em média R$1mil aos participantes, daí o motivo o instituto trazer palestrantes de fora, as fisioterapeutas Patrícia Piacentini e Renata Ponte, para atender o maior número de profissionais. “Enquanto uma profissional está palestrando, a outra está no IAAM avaliando crianças que são atendidas”, disse.

    Criado há oito anos, o Instituto de Autismo no Amazonas é uma entidade sem fins lucrativos, que atende crianças e adolescentes autistas oriundos de famílias de baixa renda. Além de convênio com o governo, a entidade conta com a ajuda de pais, doações, campanhas e venda de material pedagógico além de feijoadas etc.

    • Publicações16970
    • Seguidores12
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações7
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/aleam-sedia-curso-de-capacitacao-para-profissionais-que-lidam-com-autistas/614858523

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)