Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Equipes médicas no AM deverão ter cirurgiões dentistas a partir de 2019

    A inclusão de cirurgiões dentistas nas equipes médicas dos hospitais públicos do Amazonas será iniciada a partir de janeiro de 2019. A medida está prevista na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), publicada no Diário Oficial do Estado na última sexta-feira (17), e é resultado de uma emenda parlamentar de autoria do deputado estadual Josué Neto (PSD).

    O texto incluído pela emenda diz que o plano orçamentário do Estado previsto para 2019 deve apontar estimativa de recursos para “assegurar a efetiva aplicação da atuação do profissional da odontologia – cirurgião dentista – nas equipes multidisciplinares dos hospitais particulares, públicos estaduais e municipais do Amazonas”.

    De acordo com o parlamentar, a emenda é resultado de uma Audiência Pública realizada em junho na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) com odontologistas e representantes de órgãos de saúde estaduais e municipais, onde houve consenso de que o acompanhamento desses profissionais pode reduzir infecções por bactérias que podem desenvolver-se na boca de pacientes intubados e também reduzir o custo com internações.

    “Essas infecções aumentam o tempo de internação, e também o custo do hospital com o paciente. Se pudermos reduzir esses custos e principalmente salvar vidas através da inclusão de cirurgiões dentistas na equipe dos hospitais, não vejo porque não fazê-lo”, afirmou Josué Neto.

    Na audiência a secretária adjunta da Secretaria de Estado da Saúde (Susam) na capital, Denise Machado, disse estar ciente dos benefícios da odontologia hospitalar na prevenção e tratamento de doenças e que se trata de “mais uma ação para melhorar a vida da população”.

    Texto: Assessoria do Deputado

    Gabinete do Deputado Josué Neto (PSD)

    Dhyene Brissow — (92) 99334-9141

    • Publicações16970
    • Seguidores12
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações7
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/equipes-medicas-no-am-deverao-ter-cirurgioes-dentistas-a-partir-de-2019/614867147

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)