Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    PL que cria a Semana de Combate ao Abandono de Incapaz é aprovado na Aleam

    O Projeto de Lei 09/2018 do deputado estadual Carlos Alberto (PRB), que dispõe sobre a criação da Semana Estadual de Atenção e Combate ao Abandono de Incapaz no Estado foi aprovado pelos parlamentares nesta quarta-feira (31), durante votação no plenário Ruy Araújo da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), na Zona Centro-Sul de Manaus.

    “A semana será constituída de um conjunto de ações envolvendo o poder público e a sociedade civil organizada com o escopo de sensibilizar a população sobre o crime de abandono de incapaz. Para o desenvolvimento dessa semana, o poder Executivo poderá realizar campanhas publicitárias, institucionais, seminários, palestras e cursos, por meio, de convênios com secretarias ou parcerias com as entidades sociais envolvidas”, afirma Carlos Alberto.

    De acordo com o republicano, a semana será realizada por meio de eventos e de divulgação de material publicitário sobre o tema. “Essa iniciativa visa levar para a nossa sociedade informação sobre as consequências físicas e psicológicas que as pessoas incapazes podem sofrer. Também queremos alertar os pais, filhos e responsáveis sobre as penalidades impostas por lei e que o abandono de incapaz trata-se de um crime”, destacou o parlamentar amazonense.

    Estatística

    Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), o Estado registrou no ano passado 289 casos de abandono de incapaz, sendo que 39 ocorrências aconteceram no interior e 250 crimes desta natureza ocorreram na capital amazonense. Em 2016, 218 casos de abandono de crianças e adolescentes foram registrados pela polícia amazonense.

    Crime

    Abandono de incapaz é um crime previsto no artigo 133 do Código Penal Brasileiro (CPB). A transgressão ocorre se o infrator abandonar pessoa que está sob seu cuidado, guarda, vigilância ou autoridade, e, por qualquer motivo, incapaz de defender-se dos riscos resultantes do abandono.

    Texto: Assessoria do Deputado

    Gabinete do Deputado Carlos Alberto (PRB)

    Matteus Tenazor — (92) 98256-5511

    Thiago Monteiro — (92) 99121-1746

    • Publicações16970
    • Seguidores12
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações51
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pl-que-cria-a-semana-de-combate-ao-abandono-de-incapaz-e-aprovado-na-aleam/643735274

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)