Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Recursos são insuficientes para amenizar caos na saúde, afirma Josué Neto

    O deputado estadual Josué Neto (PSD) votou favorável ao Projeto de Lei (PL) que autoriza a transferência de 80% dos recursos de dois fundos de desenvolvimento do interior para área da saúde, mas avalia que a verba é insuficiente para solucionar as dívidas dos meses anteriores e os problemas de falta de equipamentos e materiais dos hospitais do Estado.

    O projeto, aprovado por unanimidade, nesta quarta-feira (14), na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), prevê que os recursos do Fundo de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e ao Desenvolvimento Social do Amazonas (FMPES) e Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Amazonas (FTI) sejam transferidos para área da saúde.

    “É importante lembrar que esses recursos poderão ser utilizados para pagar o mês de novembro e de dezembro, mas não contemplam os meses anteriores. Então se o governo do Estado não tiver uma outra alternativa o governador eleito quando assumir em janeiro já vai receber essa dívida”, afirmou.

    Opinião semelhante tem uma das representantes dos terceirizados, a médica Érika Loureiro, que avalia que os recursos não serão suficientes para cobrir as despesas do setor. Segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde (Susam) a dívida dos terceirizados é de R$ 180 milhões, enquanto os recursos a serem remanejados para pagamento do pessoal da saúde é de pelo menos R$ 170 milhões.

    Para Josué Neto, que é presidente da Comissão de Finanças Públicas da Aleam, o governo vai precisar cortar gastos de outras áreas para suprir as demandas da saúde no Amazonas, pois segundo ele a situação não se resume ao pagamento de pessoal.

    “O sentimento de uma pessoa nos hospitais públicos hoje do Amazonas é ‘eu não quero morrer’. Então não são só os pagamentos dos terceirizados. Temos o caso de três mães que morreram em Novo Aripuanã, reflexo da falta de médicos, equipamentos e materiais. Então, não é só o pagamento de pessoal”, disse.

    Texto: Assessoria do Deputado

    Gabinete do Deputado Josué Neto (PSD)

    Dhyene Brissow — (92) 99334-9141

    • Publicações16970
    • Seguidores12
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/recursos-sao-insuficientes-para-amenizar-caos-na-saude-afirma-josue-neto/648242044

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)