Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Dra. Mayara reforça importância do Projeto Sentinela da Vida

    A presidente da Comissão de Saúde e Previdência da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputada Dra. Mayara Pinheiro Reis (PP), reforçou, nesta quinta-feira (22), a importância de monitorar os casos de Near Miss Materno, como estratégia para reduzir um problema sério no Amazonas, a Mortalidade Materna.

    A declaração foi durante o 1º Seminário Estadual sobre Morbidade Materna Grave realizado na Aleam, que contou com especialistas do estado e também com a Coordenadora do Curso de Graduação e Pós-Graduação do Centro Universitário de Londrina (PR), Mestra e Enfermeira Thaise Castanho.

    Só este ano já são pelo menos 20 mortes registradas em seis meses, quando o considerado “normal” por ano é de 30 mortes a cada 100.000 habitantes. É considerada mortalidade materna quando a o óbito acontece durante a gestação ou 42 dias depois do parto. Entre as principais causas de mortalidade aqui no Amazonas estão a hipertensão e eclampsia, hemorragias graves e infecções.

    “Precisamos trazer este assunto para a sociedade, melhorar a nossa assistência básica, fortalecer os protocolos médicos e criar políticas públicas direcionadas. Nesse sentido, apresentei um Projeto de Lei que cria o Programa Sentinela da Vida no Amazonas, funcionando como estratégia de vigilância para identificar os casos de Morbidade Materna Grave, evitando que vidas sejam perdidas”, explicou Mayara Pinheiro.

    Os objetivos do PL são notificar e monitorar esses casos, formar banco de dados e reduzir as situações evitáveis de Morbidade Materna Grave. Vale ressaltar que as mulheres diagnosticadas como casos de Morbidade Materna Grave, pelas Unidades Hospitalares Públicas e/ou Privadas, serão acompanhadas pela Fundação de vigilância em Saúde (FVS), até que tudo seja resolvido.

    O tema é tão relevante que, em todo o mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), são 15 milhões de casos, por ano, de morbidade materna . A propositura segue em análise nas comissões da Aleam.

    Gabinete da Deputada Dra Mayara Pinheiro (PP)

    Texto: Assessoria da Deputada

    Eduardo Asfora (92) 99161-4456

    • Publicações16970
    • Seguidores12
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações6
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dra-mayara-reforca-importancia-do-projeto-sentinela-da-vida/747310668

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)