Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Aprovado PL de Alessandra Campêlo que obriga divulgação do crime de importunação sexual

    Por unanimidade, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) aprovou o Projeto de Lei Ordinária nº 125/2019, que determina a obrigatoriedade da divulgação da legislação federal sobre o crime de importunação sexual. A votação do projeto aconteceu nesta terça-feira (22), no plenário Ruy Araújo.

    Segundo a deputada estadual Alessandra Campêlo (MDB), autora do projeto, o texto dispõe sobre a obrigatoriedade de trios, camarotes, restaurantes, bares, boates, casas de shows e congêneres afixarem placas ou similares, de forma legível e aparente ao público, com o texto do Artigo 215-A, do Código Penal, que tipifica a importunação sexual, no âmbito do Estado do Amazonas.

    Em sua justificativa, Alessandra destacou o caráter educativo da legislação e a importância na mesma no conjunto de políticas públicas de combate à violência contra a mulher no País. O PL prevê que, em período de festas populares, qualquer espaço público que realize as mesmas, será obrigatório a divulgar a lei da importunação sexual.

    “A lei é uma forma de conscientizar e educar as pessoas, saber que importunação sexual é crime e que isso leva a uma pena”, argumentou Alessandra, que preside a Comissão da Mulher, da Família e do Idoso da Aleam.

    Entenda a lei

    O crime de importunação sexual, definido pela Lei nº 13.718/2018, é caracterizado pela realização de ato libidinoso na presença de alguém de forma não consensual, com o objetivo de “satisfazer a própria lascívia ou a de terceiro”. O caso mais comum é o assédio sofrido por mulheres em meios de transporte coletivo, mas também enquadra ações como beijos forçados e passar a mão no corpo alheio sem permissão. O infrator pode ser punido com prisão de um a cinco anos.

    Antes da norma, a conduta era considerada apenas uma contravenção penal, punida com multa, e quando se tratava de estupro, era prisão em flagrante ou preventiva. Sancionada em setembro de 2018, a lei passou a garantir proteção à vítima quanto ao seu direito de escolher quando, como e com quem praticar atos de cunho sexual.

    A importunação sexual é considerada crime comum, que pode ser praticado por qualquer pessoa, seja do mesmo gênero ou não. A vara criminal comum tem competência para processar e julgar os casos, salvo os episódios de violência doméstica e familiar contra mulher, prevista na Lei nº 11.340 (Lei Maria da Penha).

    Gabinete da Deputada Alessandra Campêlo (MDB)

    Texto: Assessoria da Deputada

    Emanuel Mendes Siqueira (92) 99122-3785

    Sala da Comunicação (92) 3183-4589

    • Publicações16970
    • Seguidores12
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações48
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/aprovado-pl-de-alessandra-campelo-que-obriga-divulgacao-do-crime-de-importunacao-sexual/771882811

    Informações relacionadas

    Waldemar Ferreira Jr., Advogado
    Modelosano passado

    Apelação - Lei Maria da Penha

    Questões Inteligentes Oab, Agente Publicitário
    Notíciashá 5 anos

    Pará registra o primeiro caso de prisão por importunação sexual

    O que é liberdade provisória?

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)