Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    PL que garante direito de idosos hospitalizados tramita na Aleam

    Tramita nas Comissões da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o Projeto de Lei nº 266/2019, que obriga a fixação dos direitos dos idosos hospitalizados. A autoria é do deputado estadual Roberto Cidade (PV).

    A iniciativa do parlamentar é fundamentada em dados técnicos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que apontam um crescimento da população idosa no Brasil de menos de 20 milhões em 2011, para 65 milhões até 2050. Por isso, é importante o acompanhamento do familiar. A legislação esclarece, ainda, que a alimentação do acompanhante nos hospitais do Sistema Único de Saúde (o SUS) é um direito do idoso e precisa ser assegurado.

    Ainda de acordo com o Projeto de Lei, os estabelecimentos hospitalares públicos e particulares ficam obrigados, a partir da publicação da lei, de afixar, em local de fácil acesso, os direitos do idoso hospitalizado e também os contatos e os endereços dos órgãos de proteção ao idoso.

    “Infelizmente, o desconhecimento dos seus direitos nos hospitais tem levado os idosos e suas famílias a situações de sofrimentos desnecessários, o que é uma forma de violação dos direitos dos idosos. Então, o nosso objetivo é garantir, desde a entrada do idoso e de seu acompanhante em um ambiente hospitalar, que os mesmos tenham o seu direito cumprido, oferecendo a dignidade e cidadania que os idosos hospitalizados necessitam”, justificou Cidade.

    Atualmente, o projeto está na Gerência das Comissões Técnicas – GCT da Casa Legislativa e apto para compor a pauta.

    Gabinete do Deputado Roberto Cidade (PV)

    Texto: Assessoria do Deputado

    Moara Cabral (92) 99242-8724

    • Publicações16970
    • Seguidores12
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações23
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pl-que-garante-direito-de-idosos-hospitalizados-tramita-na-aleam/776084486

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)