Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Aleam homenageia personalidades com Medalha do Mérito Legislativo

    A semana de 9 a 13 foi de muitas atividades na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), com destaque para a cerimônia de outorga da Medalha do Mérito Legislativo às personalidades que se destacaram em suas áreas de atuação no ano de 2019. A homenagem aconteceu às 17h da quarta-feira (11), no auditório Belarmino Lins.

    Já tradicional no calendário da Casa Legislativa, em 2019 foram entregues 26 medalhas, sendo uma indicada por cada um dos 24 deputados, e as outras duas pela Mesa Diretora e Conselho da Ordem.

    Uma Sessão Especial realizada na segunda-feira (9) deu início às atividades no plenário Ruy Araújo. De iniciativa do deputado Augusto Ferraz (DEM), a Sessão celebrou o Dia do Engenheiro de Pesca, e homenageou profissionais da área. Na Escola do Legislativo Senador José Lindoso aconteceu no horário de 8h às 12h o Encontro Pedagógico da Divisão de Avaliação e Monitoramento, de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

    A Escola do Legislativo, na manhã de terça-feira (10), promoveu o I Prêmio de Direitos Humanos do Programa Educando pela Cultura, homenageando profissionais e ativistas que participaram do Ciclo de Palestras em Direitos Humanos realizados pela Escola do Legislativo ao longo de 2019. O evento marcou o encerramento do Ciclo de Palestras e as atividades do Educando pela Cultura nesse ano.

    Simultaneamente, no plenário Ruy Araújo, acontecia Sessão Ordinária com debates sobre as ações do Governo do Estado, como o lançamento do programa “Muda Manaus” que, segundo o Executivo Estadual, tem o objetivo de reduzir a vulnerabilidade social e melhorar a qualidade de vida da população da capital amazonense. A reunião se estendeu pelo período da tarde, quando foi realizada Sessão de Votação de mais de 40 matérias.

    Já na quarta-feira (11), a reunião plenária foi marcada pela realização de duas Cessões de Tempo, ambas de iniciativa da deputada Alessandra Campêlo (MDB). Na primeira Cessão, Campêlo homenageou a desembargadora e a procuradora da Justiça do Trabalho, respectivamente, Francisca Rita Alencar Albuquerque e Alzira Melo Costa; que conquistaram recentemente o Prêmio Mulheres Formadoras e Informadoras da Justiça do Trabalho da 11ª Região.

    A presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Amazonas (SJP-AM), jornalista Auxiliadora Tupinambá, ocupou a tribuna do plenário Ruy Araújo na outra Cessão de Tempo concedida pela deputada Alessandra. A representante dos jornalistas denunciou a inconstitucionalidade da Medida Provisória (MP) 905/2019, do Governo Federal, que revoga a obrigatoriedade de registro para atuação profissional de jornalistas e de outras 13 profissões.

    O desempenho positivo do Polo Industrial de Manaus (PIM) até o mês de novembro deste ano e a outorga do Título de Cidadão do Amazonas ao general de Exército César Augusto Nardi de Souza foram o destaque da Sessão Plenária da quinta-feira (12). O comportamento das fábricas do PIM foi celebrado pelo presidente da Aleam, Josué Neto (PSD), que também anunciou a votação da Lei Orçamentária Anual (LOA), com mais de 900 emendas, até a próxima quinta-feira (19), encerrando assim a sessão legislativa de 2019.

    Finalizando a semana, na sexta-feira (13) foi realizada uma Sessão Especial, com início às 10h, celebrando o Dia do Marinheiro, comemorado no dia 13 de dezembro. De autoria do deputado Cabo Maciel (PL), a homenagem contou com a presença de representantes da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira, e dos deputados João Luiz (Republicanos) e Felipe Souza (Patriota).

    Diretoria de Comunicação da Aleam

    Texto: Joyce Campos

    • Publicações16970
    • Seguidores12
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações7
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/aleam-homenageia-personalidades-com-medalha-do-merito-legislativo/792334879

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)