Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Zona Franca de Manaus é importante para economia de todo o país, defende Saullo Vianna

    Dados divulgados pelo Banco Central apontam que o estado do Amazonas ocupou o primeiro lugar no crescimento econômico de todo Brasil no ano de 2019, ficando à frente, inclusive, dos estados de São Paulo, Santa Catarina, Goiás e Paraná. Para o deputado Saullo Vianna, este resultado demonstra, de forma concreta, a importância da Zona Franca de Manaus para todo o Brasil.

    De acordo com os dados, Amazonas e São Paulo foram responsáveis por puxar o crescimento do Brasil em 2019. Porém, a atividade econômica do Amazonas foi quase o dobro do estado paulista, ao registrar 4,61% na média anual.

    Saullo, que propôs a criação de Frente Parlamentar em Defesa da Zona Franca de Manaus, aprovada na semana passada pela Assembleia Legislativa do Amazonas, disse que o Amazonas salvou a economia do país em 2019.

    “Isso nada mais é do que a comprovação de que a nossa Zona Franca e os empregos aqui gerados são de suma importância para a nossa economia, bem como para a economia do país. Não estamos tratando de uma conquista qualquer e sim da consolidação de que o nosso modelo econômico é um modelo de sucesso apresentado por meio desses números divulgados pelo Banco Central, que é considerado uma prévia do Produto Interno Bruto”, frisou.

    Saullo destacou que a atividade econômica no ano de 2019 foi bastante produtiva. O deputado citou números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), onde o Amazonas registrou a geração de 11 mil empregos formais.

    Efeito Olimpíadas

    O parlamentar acredita que este ano a economia no estado continuará aquecida por conta do efeito Olimpíadas. Os jogos acontecem no Japão e devem impulsionar a produção de televisores, o que consequentemente, trará impactos positivos para a arrecadação do Amazonas. Atualmente, o Polo Industrial de Manaus possui 9 fábricas de TV que são responsáveis pela geração de aproximadamente 20 mil empregos.

    De acordo com o presidente da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), Jorge do Nascimento Junior, os sinais são positivos e o setor de televisores está reaquecendo, mas os patamares atuais são similares aos de 2010. “Veja, em 2019 foram produzidas 12,7 milhões de TVs, contra 12,1 milhões em 2010 – estamos comemorando, mas os números são iguais aos de 10 anos atrás. Ainda tem muito espaço para crescer”, disse.

    Jorge Junior avaliou também como positiva a posição do Amazonas em relação à atividade econômica no Brasil. “Considerando que a economia do Amazonas tem mais de 80% dela baseada no Polo Industrial de Manaus essa é a prova concreta e inquestionável de que este centro produtivo tem papel positivo na economia do país. A ZFM é sim importante para todo o país”, completou.

    Gabinete do Deputado Saullo Vianna (PPS)

    Texto: Assessoria do Deputado

    Mahira Maia (92) 99164-2831

    • Publicações16970
    • Seguidores12
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações5
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/zona-franca-de-manaus-e-importante-para-economia-de-todo-o-pais-defende-saullo-vianna/811802837

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)